Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Camuflando uma tradução lesa.

Uma breve passagem pelo site Mídia sem Máscara nos rende um colar de pérolas:

"Rock'n'Teologia da Missão Integral" camufla pedrada no Evangelho, de Júlio Severo.

Camufla pedrada? Segundo Severo, que é tradutor profissional:

"... rock — palavra em inglês que significa “pedra,” mas que é usada para definir um estilo musical moderno. A “pedrada” no Evangelho ficou por conta dos “apóstolos” da TMI."

Não, Sr. Severo. "Rock", de rock'n' roll, significa "balançar", mover-se repetidamente de trás para a frente, ou de um lado para o outro, como quando a mãe "rocks the baby" para que ele durma ou quando um velhinho se senta em uma "rocking chair". 


O artigo tem também um ataque ao Pastor Caio Fábio, que, por ventura, deu a entender que Júlio Severo é quem camufla.



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso não tenha percebido, o post não é sobre a sexualidade de Júlio Severo, mas sobre a tradução porca que ele fez da palavra "rock" - aliás, quase todas as traduções dele que eu já li são ruins ou péssimas. Então o "Isso é uma vergonha" deveria ter sido mais específico.

      De qualquer forma, eu não subscrevi o que o Pastor Caio Fábio disse da sexualidade de Júlio Severo. Só usei a deixa da tosca figura de linguagem que ele utilizou - "camufla pedrada" - para mostrar ao leitor que sua referência o Pastor Caio Fábio não era exatamente neutra.

      Quanto a conhecer pessoalmente o Sr. Júlio Severo, o seu testemunho não bate com o de outras pessoas, mas tanto o seu testemunho pessoal como o que chegou até a mim são totalmente irrelevantes tanto para salvar o conhecimento precário do idioma inglês que esse tradutor possui como para decidir se o Pastor Caio Fábio tem razão ou não.

      Até porque, se o que ele diz for verdade, isso não torna o Júlio Severo desonesto e manipulador. É totalmente plausível imaginar que um cristão fundamentalista e moralista que tivesse tendências homossexuais combatesse o homossexualismo sem, com isso, ser desonesto e manipulador. Há até os que admitem ter essa tendência e militam no combate ao homossexualismo.

      Enfim, você, como é comum entre os membros da "nova direita", tende a ver tudo deturpado.

      Excluir