Pesquisar este blog

domingo, 6 de julho de 2014

O Novo Aeon conservador

O pensamento conservador tem se expandido mais visivelmente no país nos últimos anos, e, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos, tem feito isso com um discurso deveras ultrapassado, pois marcadamente cristão.

É, portanto, louvável a iniciativa do recém-criado Instituto Cultural Lux & Sapientia, que oferece cursos, aulas particulares e consultas astrológicas e que possui os conservadores brasileiros como público principal. Fugindo à mentalidade tacanha que impera no meio, propaga idéias que podem ser vistas como hereticamente gnósticas, e por isso mesmo satanistas, pelos conservadores cristãos mais empedernidos.

Para tornar mais evidente sua relevância inquestionavelmente revolucionária para o meio, faço aqui uma exposição de algumas das idéias defendidas pelos seus 4 atuais professores, idéias essas que devem ser essenciais para se entender os seus cursos, já que parecem pautar também suas próprias vidas. Para que fique claro o aspecto arrojado do grupo, inicio com uma breve introdução ao pensamento cristão mais mainstream sobre a aquisição do Conhecimento dos Princípios Primeiros e das virtudes dos santos.

Segundo Gênesis 3:


3 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

2 Respondeu a mulher á serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

4 Disse a serpente á mulher: Certamente não morrereis.5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.

6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.

7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais...


Os leitores já devem saber como essa narrativa termina: Deus não gosta nada do que fizeram, etc., etc., e cá estamos nós.

Ou seja, ao cristão, independentemente de sua intenção, é vedado o acesso ao Conhecimento direto do "bem e do mal", sobretudo se isso significar ir, colher e comer o fruto por decisão pessoal. Deus não quer e ponto! O fiel tem de se colocar em uma situação menor, de humildade diante da Toda Poderosa Divindade, e pegar as gotas de sabedoria que Ela decida deixar respingar em suas pequenas criaturas. Ou seja: os cristãos dependem da tal da Graça Divina!

É o que se vê também na busca das virtudes dos santos. Em suas Moradas, Sta Teresa de Ávila dá as seguintes recomendações, muito bem resumidas na Wikipedia americana: a alma do fiel, para atingir a perfeição dos santos, deve buscar a Graça Divina através da humildade e, além disso, fazer obras caridosas para os homens com a finalidade última da glória de Deus.

Os Exercícios Espirituais de Sto Inácio de Loyola também colocam o ser humano na dependência do Divino: o Primeiro Passo é postar-se na presença de Deus, e o Segundo consiste em pedir Sua Graça.

Mas essa auto-humilhação diante da Divindade Onipotente parece estar com os dias contados entre os conservadores por aqui. Mais do que uma simples instituição cultural, eu diria que o ICLS é um verdadeiro jardim: o da Árvore do Conhecimento. Nele, o Conhecimento superior e as virtudes dos santos é a finalidade e a iniciativa de Eva é o método empregado, como se depreende da exposição das idéias e influências de seus membros:  


Luiz Gonzaga de Carvalho Neto: co-fundador e principal intelectual do ICLS, tem uma admirável aula sobre os Princípios de Cosmologia Tradicional disponível gratuitamente no Youtube. Na altura do 40º minuto, ele compara a aquisição da beatitude dos santos à busca do Conhecimento, e explica que não basta aspirá-lo. O indivíduo deve ir além da mera aspiração e passar para um esforço pessoal, ativo, de busca pelas "raízes do entendimento nele mesmo”, em um movimento de interiorização “descendente”. E não limita esse método somente à aquisição do Conhecimento, mas diz que esse é também o processo de aquisição das virtudes empregado pelos santos.

Rafael Falcón: professor de latim, com o qual já tive alguns arranca-rabos no passado, realmente me surpreendeu no vídeo gravado pelos 4 cavaleiros (ou seria cavalheiros? Sempre me confundo...) e sinto-me obrigado a lhe pedir desculpas em público pela minha incompreensão de seu inestimável valor.

A minha mudança de posição veio da audição de suas sábias palavras no Hangout gravado pelos professores do ICLS: conforme ele explica, também lá pelo 40º minuto, interessou-se pelo conhecimento, ainda quando muito jovem, graças aos tios, que eram adeptos da New Age e ajudaram a lhe despertar, entre outras coisas e sobretudo, o interesse pela Magia. Diz ele que o mago “se eleva acima do seu ambiente” (se eleva = eleva-se = eleva a si mesmo), e que isso é que o atraía nessa figura, pois ele também queria ser “mais,... melhor”.

Aos 14 anos, voltou-lhe um interesse de natureza semelhante, mas na forma de uma busca por um “passado misterioso, e que comporta um certo poder... o poder do oculto, do abandonado”, que foi, segundo suas palavras, o que o levou a estudar latim. Ele complementa dizendo que o conhecimento sempre lhe “apareceu muito ligado à idéia de [P]oder,... como um modo superior de [P]oder,... que saia, de fato, do fundo do ser”, um Poder que, portanto, advém de si mesmo.

Felipe Scagliusi: esse é um jovem e consagrado pianista, que atua também como professor de piano nesse instituto. Eu nada sabia sobre ele além da apresentação oferecida no site da própria instituição, que me pareceu muito convencional para um instituto tão diferenciado, tão espiritual. Então decidi tentar descobrir mais a seu respeito através do Google.

Além do que encontrei sobre suas apresentações e qualidade musical, chamou-me atenção seu depoimento ao site da Companhia do Ser (grifos meus):

"Quero agradecer imensamente a todos na maravilhosa Companhia do Ser! Foi um ano de muita ampliação pessoal em todos os sentidos e eu devo isso à todos vocês e especialmente ao apoio lindo do querido Gabriel Saananda! Quando os procurei para começar a me familializar [sic] com o até então tão misterioso universo do tantra, mal sabia eu a imensidão de tudo que me aguardava. Muito obrigado por tudo que vocês me proporcionam e por todo o carinho que sempre tiveram comigo"
Felipe Scagliusi

Fiquei, então, muito curioso em saber quem são Gabriel Saananda, a tal Companhia do Ser, e de que consiste o trabalho que oferecem e que impressionou tão positivamente  ilustre pianista. Segue abaixo o que encontrei:

Gabriel Saananda: argentino radicado no Brasil, é “discípulo de Osho desde 1984”, colaborador do Centro Osho da Patagônia, e possui “longa experiência em Retiros Formativos e Processos Terapêuticos ao longo de sua carreira como Osho Terapeuta”, sendo “coodenador de centros de meditação do Mestre Osho há mais de 20 anos”. Tendo sido “diretor e fundador do Instituto Osho Delight, ... dirige a Companhia do Ser, com o intuito de unir o melhor em  terapia corporal á meditação e ao encontro com o sagrado”.

O depoimento do Sr. Felipe Scagliusi na página da Companhia do Ser se refere aos “Frutos colhidos de nosso Laboratório Intermediário de Formatividade Tântrica”. Segundo o site da Companhia do Ser, esses laboratórios são oferecidos em 3 níveis: básico, intermediário e avançado. O intermediário, concluído pelo Sr. Scagliusi, consiste no seguinte:

Laboratório Intermediário: entre 6 e 8 encontros. Este é um grupo fechado onde o compromisso de participação mensal é obrigatório, permitindo que a intimidade e confiança dos participantes sejam desenvolvidas, podendo assim trabalhar mais profundamente nas dificuldades emocionais de cada um e aprofundando nas experiências com a energia sexual, aprendendo a descrever o que sentimos, a dar receber. Exercícios taoístas e tântricos avançados, e treinamento multiorgástico fazem parte desta fase.
Uma vez que conheça o centro de seu prazer, você será mais capaz de dividir esse prazer com outra pessoa. Nisso se resume o Tantra: você precisa perceber o que você é, através do conhecimento de você mesmo e de seus prazeres; pois só então poderá dar o prazer que procura e aceitar o prazer que lhe é dado.

No estágio inicial e no Intermediário, segundo o mesmo link, “não se produzem encontros sexuais diretos”, mas quem completa o segundo já está habilitado para fazer o Avançado:

Laboratório Avançado: uma vez compreendido o processo sobre si mesmo, descoberto o prazer do amor tântrico ou o amor meditativo, é possível ter encontros sexuais mais diretos, sem que os velhos condicionamentos tomem conta do momento. Aqui é possível realmente deixar que a energia tântrica aconteça de forma curativa. Os órgãos sexuais tornam-se calmos, satisfeitos, desmagnetizados de forma tão perfeita como num orgasmo, enquanto o resto do corpo de cada parceiro vibra, brilha com um maravilhoso vigor e uma alegria consciente, ou ainda mais, com um doce e profundo contentamento, tendendo invadir todo o ser com um amor pleno, e com uma sensação final de pureza, plenitude e bem-estar.

Tales de Carvalho: é um dos dirigentes do Instituto, irmão de Luiz Gonzaga e filho de Olavo de Carvalho. É realmente notável que o fato de ser muçulmano tenha sido aceito pelo público mais empolgado com a nova instituição, dado o perfil predominantemente anti-islâmico desse pessoal. É também notável que, apesar de sua religião, não só recomende enfaticamente as aulas de piano com o Sr. Scagliusi, mas também, conforme diz no já citado Hangout dos professores, faz muito gosto de que sua filha faça aulas de piano com alguém que, como vimos, é praticante de sexo tântrico. 


São realmente novos tempos, meus caros, em que até mesmo os religiosos mais conservadores se livram de certos preconceitos e se abrem para o diferente, deixando para trás certas amarras da religião e indo em busca, por si mesmos, do Conhecimento que lhes foi negado pelo Deus de Abraão. 

Estamos em uma Nova Era, em um Novo Aeon!

Um comentário:

  1. Estou positivamente chocado com a quantidade de novas informações que recebo, meus parabéns.

    ResponderExcluir