Pesquisar este blog

domingo, 21 de abril de 2019

Olavo, o físico e a modelo-manequim.

Olavo de Carvalho voltou a se gabar de seu visto americano, o EB-1, que foi igualmente concedido a Albert Einstein e que, por essa razão, é popularmente conhecido como "Einstein Visa":
 
 

Isso pode parecer realmente muito impressionante, mas vejamos o que diz Susan McFadden, especialista em vistos americanos de um escritório de advocacia localizado na cidade de Londres e do qual é uma das sócias:
Você não precisa ter um prêmio Nobel para conseguir um visto para capacidades extraordinárias. Eu consegui vistos EB-1 para pessoas das quais você nunca ouviu falar e nunca ouvirá.

Um advogado experiente sabe o que os serviços de imigração e cidadania americanos estão procurando, e como destacar, da experiência do cliente, as coisas que serão atraentes à agência.





Essas declarações encontram-se em uma matéria da BBC.

E por que a matéria foi feita? Para entender a razão de Olavo de Carvalho ter o EB-1?


Não. Foi para tentar compreender como foi possível que ele também fosse concedido à eslovena Melania Knauss, atualmente conhecida como Melanie Trump, esposa do presidente americano, mas que então não passava de uma simples modelo.


É isso mesmo: o EB-1 é reservado, como explica a matéria, somente "em teoria a pessoas altamente prestigiadas em suas áreas - o governo cita vencedores do Pulitzer, Oscar e campeões olímpicos -, assim como pesquisadores acadêmicos respeitados e executivos de multinacionais". A realidade é bem outra:
.. [a]s instruções oficiais para os candidatos citam prêmios Nobel e reconhecimento internacional, mas a realidade é geralmente mais prosaica, diz Susan McFadden [...]
E quanto ao fato de Melanie Trump ter conseguido o "Einstein visa", apesar de ser somente uma modelo?

A matéria prossegue:
O advogado dela se negou a publicar detalhes de seu pedido, logo não temos como saber o que ela apresentou como evidência. Mas ela pode ter sido ajudada por cartas de recomendação de pessoas importantes, disse Nita Upadhye, especialista em imigração americana....
Recomendações são parte da solicitação, e quanto mais alto o perfil da referência, maior o peso que elas carregam. Se a Sra. Trump, já se relacionando com o Sr. Trump quando solicitou, garantiu cartas dos luminares da moda, isso seria significante, disse Upadhye: 'Se você é do mundo da atuação, e Quentin Tarantino ou Steven Spielberg escreve uma carta dizendo que você é a nova cara, isso pode ser persuasivo".
Então, em resumo, o Olavo tem o visto que foi concedido a um dos maiores físicos da história, mas também a uma modelo. E poderia ser concedido a Rodrigo Santoro, ou, sei lá, a um lutador de jiu-jitsu com QI 70 e as orelhas cheias de pus.

Mas o que o próprio Olavo diz do cientista ao qual sugestivamente se compara? Que não passava de um "gênio da picaretagem" e que tinha "fama 100% imerecida".




Esse Olavo tem formas muito estranhas de ter razão. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário