Segundo a tradição cristã, Maria teria cerca de 12 ou 13 anos de idade quando recebeu a Anunciação. Diante do comunicado pelo Anjo Gabriel, Maria teria dito:
38 Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.
Para os padrões morais da nossa época, o especial de Natal do Porta dos Fundos foi mais respeitoso do que se tivesse retratado o texto original, pois engravidar uma menor nessa idade é algo visto como verdadeiramente abjeto hoje em dia.
A questão da liberdade de expressão em oposição ao respeito aos mitos e narrativas religiosas em uma civilização pós-moderna deveria suscitar uma discussão muito mais complexa do que a que comediantes e carolas têm disposição em empreender, como se vê em vídeos e artigos cheios de exageros e simplismos de ambos os lados.
O único religioso do meu conhecimento que parece ter clareza mental diante desse tipo de conflito é Thaddeus Kozinski, mas cada lado do debate só parece estar querendo impor ao restante da sociedade seus próprios referenciais através de artifícios legais e controle das esferas políticas de poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário