Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Como transformar um roqueiro em sufi sem ele saber

O cantor Lobão está para lançar um álbum de título "Rigor e Misericórdia". 

Assim ele explica a escolha do nome:


Por que "Rigor e Misericórdia"?

Foi por causa do Olavo de Carvalho. Estava lendo um livro dele sobre com um ensaio do  "Silêncio dos Inocentes", que é absolutamente genial. Ele diz que a poesia e a filosofia são os dois pilares. Enquanto o poeta transmite para os outros, a filosofia procura a verdade para si. A filosofia é o rigor, e a poesia é a misericórdia.
Lobão não sabe que o projeto filosófico de Olavo de Carvalho segue as linhas traçadas por Raymond Abellio: transportar o gnosticismo dos perenialistas para uma linguagem filosófica. O roqueiro não entende todas as implicações da isca que mordeu.

A contraposição rigor-misericórdia é um tema central do esoterismo islâmico
amplamente explorado por Frithjof Schuon: o primeiro termo pertence aos atributos masculinos de Allah, seu Rigor ou Majestade (Jalal), enquanto a misericórdia seria um de seus atributos femininos, expressão de sua Beleza (Jamal); filosofia contraposta à poesia é somente uma aplicação contingente dessa dualidade. 
Segundo Schuon, o Absoluto tem dois aspectos:

um horizontal, masculino, como um pênis ereto de um homem em pé, que se limita a um único plano (como o rigor da filosofia, que "procura a verdade para si"),
um vertical, feminino - como o rasgo da vagina que se projeta para baixo e se expande, "doando-se" ao gerar e ao buscar o "outro" (como a misericórdia do "poeta" que "transmite para os outros").
Lobão não sabe ainda, mas, ao engolir a conta-gotas o gnosticismo velado de Olavo de Carvalho, está virando "sufi" sem nem pensar em ser um. 
O cantor já confessou ter cooperado conscientemente com o Comando Vermelho. Em busca de redenção, ignora o papel que claramente lhe foi atribuído na "romenização" do país: o de interface do gnosticismo com a cultura pop. 
Lobão, coitado, parece-me somente um homem moderno em busca de uma alma. Temo, porém, que ele arrisque perder a única que tem. 
Mas não foi por falta de aviso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário